Olá a todos,
Projecto Ampliação e remodelação do Jardim de Infância- Mumemo, Moçambique (a notícia do projecto data de 3 de Novembro)
Nib: 003300005009934444005 Fabrica Igreja Paroquial de São João de Deus – Missões - banco Millennium BCP
Do estrangeiro...Millennium - BCP IBAN: PT50003300005009934444005
nesta última sexta-feira foi a festa de Natal! Foi a primeira vez que as crianças prepararam umas danças e canções para os pais!
Foi uma festa muito gira e divertida... no final as crianças tiveram direito a um almoço especial!!
Como ainda não existe um novo jardim de infância com condições para preparar um almoço para todas elas (não se esqueçam de continuarem a ajudar!!!), foram almoçar para o refeitório do lar feminino que existe em Mumemo!
E estamos quase de mini férias... na terça-feira iremos para a ilha de Inhaca para fazermos um pouco de praia...pois o calor está insuportável!!!
Entretanto aqui ficam umas fotos para poderem ver a festa das crianças...
Beijinhos e abraços,
Inês e Luís
_________________________________________________________
Projecto Ampliação e remodelação do Jardim de Infância- Mumemo, Moçambique (a notícia do projecto data de 3 de Novembro)
Nib: 003300005009934444005 Fabrica Igreja Paroquial de São João de Deus – Missões - banco Millennium BCP
Do estrangeiro...Millennium - BCP IBAN: PT50003300005009934444005
10 comentários:
fantastico...a face das crianças transmite ALEGRIA!força...continuem a alegrar os coraçoes dessas criancas!
FORÇAAAAAAAA
carlitos
Calor insuportável??? =(
Pois ... é como por cá! Este fim-de-semana apanhei -2º, uma brasa ... é uma maravilha!
Estamos sempre a falar das vossas crianças ... o Prior continua em força a "dar um empurrão" ao Projecto ...
Beijcas, Cristina
Olá amigos :) Recebemos o "mimo" para o Miguel... mt obrigada! Continuem o bom trabalho, que nós continuamos com vocês em pensamento. Ah, é verdade, o Mi ainda não se esqueceu "como é que o Padrinho faz".
Fiquem bem, bjs, Rita
Olá amiguinhos!
Festa de Natal ao ar livre e com muito calor parece-me muito estranho, mas deve ter sido fantástica!
Um grande beijo para os dois e Votos de Feliz Natal, Nuxa
Colégio de Santa Maria
18 de Dezembro de 2007
Número 24
Neste número
· O Luís em África
· O Natal no Colégio
· 1ª Assembleia de escola
Links interessantes
SantaMaria.edu.pt
Jesus Decoded
Jesus Cristo e as origens do Cristianismo
Matemáticos artistas, artistas matemáticos
Um site realmente interessante. E se a arte é bela...
We have a dream
Site da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica
Pray-as-you-go
Orações em MP3 - para ouvir enquanto anda
Bíblia para Crianças
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre disponibilizou on-line a sua maravilhosa bíblia para crianças em todos os idiomas
Evangelho Quotidiano
O texto do Evangelho do dia, de acordo com o calendário definido pela Igreja Católica
Lugar Sagrado
Encontro connosco e com Deus, sem sair do local de trabalho
Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Defesa dos direitos naturais, próprios e legítimos das famílias numerosas; facilidades e descontos para os associados
Escola da Ponte
Uma escola-modelo que nos inspira a ir mais longe
Schoenstatt em Portugal
Notícias e informações sobre o Movimento de Schoenstatt
Fórum para a Liberdade de Educação
Os objectivos e as actividades do Fórum
Zenit
Agência Internacional Católica de Notícias
Contacte-nos
Tel: 21 396 18 75
Fax: 21 396 73 01
Tlm: 93 444 10 19
Redacção do Boletim
Editorial
Os sete bebés do Santa Maria!
Caros pais,
Muito se fala hoje do progressivo envelhecimento da população da Europa ocidental e é pena que tenhamos que falar disso. Muito se fala também da responsabilidade social das empresas nesta questão e é bom que se fale. Muitos falarão também com certeza sobre o que os governos deveriam fazer para que as famílias que querem possam ter mais filhos. Penso que há, entre outras, duas condições essenciais para que quem quer possa ter os filhos que deseja: uma rede de Jardins de Infância muito mais alargada e com preços menos proibitivos e um apoio mais efectivo por parte das empresas à conciliação entre a vida familiar e a vida profissional. Mas antes de falarmos de políticas de natalidade não teremos que falar primeiro de uma cultura direccionada para a família que promova a vida, em oposição a uma cultura anti-vida e anti-família?
E, afinal, o que é que as escolas podem fazer nesta questão? Pouco se conseguirá se os pais se demitirem do seu papel. Contudo, penso que a Escola pode fazer muito e acredito que o nosso futuro depende em grande parte do seu esforço. É crítico que as escolas vivam os valores familiares que as nossas crianças deveriam ter por garantido nas suas casas: os vínculos, o carinho, o sentido de pertença, a segurança afectiva, o trato individualizado, a exaltação da vida humana, etc, etc. Mas para além disto poderá a Escola ser também socialmente responsável e favorecer a conciliação entre a vida familiar e a vida profissional? Aqui temos que contar com o empenho e a compreensão de todos os intervenientes adultos das comunidades escolares – pais, direcções, professores, auxiliares. É muito bonito sermos a favor da família e fica-nos bem acolhermos calorosamente a notícia de mais uma mãe à espera de bebé. No entanto, quando essa mãe é a colaboradora da minha empresa, ou é a minha colega do lado, ou é a professora de um dos meus filhos lá na escola, já a coisa se complica. O ponto de equilíbrio na gestão do problema é difícil de encontrar e facilmente se pode cair no exagero para um lado ou para o outro. No entanto, se queremos apoiar a família e a vida temos que arriscar e acreditar que as mães e os pais que se sentem apoiados na sua missão parental pelos seus colegas e pelas organizações onde trabalham, recompensarão com redobrada dedicação e empenho profissional todos aqueles que fizeram esse esforço.
Ora, o Natal é família, é partilha, é a plenitude da exaltação da vida humana, porque celebramos com espanto a grande novidade do cristianismo: que o divino se humanizou, que “o caminho do Homem é Deus e que o caminho de Deus é o Homem”!.
A foto fala por si. Neste Natal, são seis as mães que trabalham no Colégio que estão à espera de bebé e são sete os bebés por nascer. Não há erro! A Ângela estava já em casa de baixa quando se tirou a foto e a Prof. Mónica está à espera de um menino e de uma menina. O Colégio acolhe com muito carinho estas seis mães e acolhe a vinda dos seus sete bebés.
A Direcção deseja a todas as famílias um Natal cheio de Vida, cheio de encontros e reencontros familiares, cheio de Jesus Cristo pequenino.
Com amizade,
O Director
Eduardo Lomba
Topo
O Luís em África
Caros pais,
É orgulhoso e espantado que vos digo que as campanhas realizadas no Colégio para angariação de fundos para as crianças de Mumemo, em Moçambique, onde se encontra o nosso educador Luís Costa, renderam 1.925,18 Eur. Tal como vos tinha dado conta em newsletter anterior o dinheiro será entregue à Mãe Rita Ulrich que irá passar o Natal à África do Sul e se irá encontrar com o Luís para lhe entregar em mão todo o dinheiro. Todos os níveis de ensino estiveram envolvidos nas campanhas e o entusiasmo tornou-se visível. Penso que acima de tudo os nossos alunos tiveram a possibilidade de descobrir e interiorizar ainda mais o valor da solidariedade, o valor da entrega de si mesmos, do seu tempo e do seu esforço em favor dos outros. O Colégio agradece também muito aos pais que contribuíram e se empenharam nestas campanhas. O Luís Costa agradece também profundamente e por isso não quis deixar de enviar um e-mail aos nossos alunos. Aqui vai, em baixo, para vosso conhecimento.
Com amizade,
O Director
Eduardo Lomba
“KANIMAMBO
Olá a todos… desde já um grande KANIMAMBO a todos vocês que tornaram possível melhorar as condições no Jardim de Infância.
Em Moçambique a palavra de maior elogio que se pode dar é KANIMAMBO…que quer dizer, muito, muitíssimo obrigado por tudo! Obrigado por terem alcançado o objectivo que vos propus… mas um obrigado muito maior por todo o esforço, dedicação e empenho!!! Sabe bem, sabe mesmo muito bem, estar neste lado do mundo e saber que existem pessoas que se preocupam e que resolvem trabalhar em prol destes meninos!
Ao longo destes últimos 3 meses pude constatar que estas crianças, apesar da sua pobreza, são ricas em muitas coisas!!! É bom ver que sorriem quando vêm para a escola, é bom ver alegria quando cantam…e é uma maravilha vê-las dançar! Ninguém dança tão bem como elas!!!
Mas estas crianças felizmente, ainda dão importância às pequenas coisas… vocês nem imaginam os brinquedos que elas constroem com latas e arames… carros, helicópteros, aviões… Tudo serve para fazer um brinquedo… e sobretudo, tudo é uma alegria para elas! Elas, apesar de nem sempre terem razões para sorrir, andam felizes, realmente felizes!!! Aqui dá-se valor à vida!!!
Quero igualmente e em nome destas crianças todas, desejar-vos um super Natal…e mais um vez, um Kanimambo muito grande a todos os que se empenharam para termos já no início do próximo ano novos colchões e bibes!!!
Um Santo Natal e um Ano novo muito feliz,
Luís… e especialmente todos os meninos de Mumemo!!”
Topo
O Natal no Colégio
No Jardim de Infância
Neste mês de Dezembro os alunos foram ao teatro ver a peça "123 Uma Colher de Cada Vez". Depois, no dia 15, foi a Festa de Natal. O Jardim de Infância também se associou à campanha para as crianças de Mumeno , fazendo marcadores para livros.
As Educadoras agradecem às professoras Vera, Madalena, Ana e Teresa a colaboração que nos deram na Festa de Natal.
Desejamos a todas as Famílias Um Santo Natal e Um bom Ano.
Neste mês de Dezembro os alunos foram ao teatro ver a peça "123 Uma Colher de Cada Vez". Depois, no dia 15, foi a Festa de Natal. O Jardim de Infância também se associou à campanha para as crianças de Mumeno , fazendo marcadores para livros.
As Educadoras agradecem às professoras Vera, Madalena, Ana e Teresa a colaboração que nos deram na Festa de Natal.
Desejamos a todas as Famílias Um Santo Natal e Um bom Ano.
A Educadora
Ana Abreu
No 1º Ciclo
Festa de Natal do 1º Ciclo
No passado Sábado, dia 15 de Dezembro, mais uma festa de Natal. Por entre fatos, microfones e professores atarefados, a ALEGRIA dos nossos alunos conquistou o ginásio e, como sempre, recompensou todo o trabalho.
João era um menino como qualquer outro menino de 9 anos, cheio de sonhos e muita vontade de ir mais além. Por ser simpático, divertido, alegre e muito bem disposto é acordado e desafiado pela Estrela Brilhantina a fazer uma viagem pelos CAMINHOS DO NATAL.
Uma história de Natal que nos fez ouvir, cantar e sonhar…
“Tudo o que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível!”
Não podemos deixar de agradecer aos pais e aos seus maravilhosos fatos, ao professor David que nos alegrou com a sua música, ao Duarte Góis na bateria e ao António Muñá na guitarra.
A Professora
Nica
No 2º Ciclo
Festa de Natal do 2º Ciclo
Neste ano, a equipa de professores do 2º ciclo, preocupada com a transmissão e vivência do verdadeiro sentido de Natal, resolveu organizar a festa destes alunos, integrando-a na disciplina de Área de Projecto do 6º ano, para que pudesse ser feito um trabalho que resultasse da investigação e aprofundamento do tema feito pelos próprios alunos. Pelo facto de terem sido os alunos a fazerem o texto, a festa pode ter parecido curta, mas não quisemos alterar o produto resultante dum trabalho que eles fizeram. O trabalho começou logo em Outubro, nas aulas de EMRC, com uma pesquisa sobre os símbolos de Natal, as tradições, a maneira como se vive hoje essa quadra, até que chegaram à conclusão do que queriam transmitir com a sua peça: o verdadeiro sentido de Natal, o nascimento do menino Jesus. Então, divididos em sete grupos, começaram a fazer os textos – cada grupo escreveu uma cena da história. Até que se conseguiu montar uma peça de Natal.
Por sua vez, os alunos do 5º ano, que formaram o coro da festa, sabendo já qual o tema da peça e as cenas que iam ser representadas, foram ensaiados pela professora de música, Catarina Fragoso. O resultado final foi um produto da autoria dos alunos, que embora não estejam ainda completamente autónomos, para lá caminham.
O Professor
Thomas Costa
No 3º Ciclo
Jantar solidário
A festa de Natal do 3º ciclo, nos últimos anos, tem sido feita com um sentido de solidariedade. Assim o fizemos, novamente, este ano, mas o entusiasmo dos alunos foi mais notório, especialmente pelo empenho do grupo de solidariedade (constituído também por alguns alunos do 2º ciclo), responsável máximo pelo Jantar.
O desafio de fazer uma campanha para angariar fundos para ajudar os meninos de Mumemo foi pegado pelo grupo de Solidariedade, que resolveu preparar um jantar, dirigido essencialmente aos alunos mais velhos. Todo o 3º ciclo aderiu muito bem a esta campanha, empenhando-se para que fosse um grande sucesso. E assim aconteceu, foi mesmo um sucesso.
Antigos alunos, amigos e família tudo veio para ajudar na Campanha de Solidariedade. O concurso foi muito participado e o sorteio das rifas foi divertido.
Num ambiente muito alegre, o grupo de Solidariedade fartou-se de trabalhar, esforçando-se para que tudo corresse bem, e a ajuda dos alunos do 7º, 8º e 9º foi indispensável. Estão todos de parabéns.
O objectivo da campanha, de conseguir 1115 € foi ultrapassado. Já mandámos essa boa notícia ao educador Luís Costa que ficou radiante e agradeceu muito.
A Professora
Clara Almeida
Topo
1ª Assembleia de escola
No dia 23 de Novembro, aconteceu a primeira Assembleia de Escola do Colégio de Santa Maria, orientada por:
Presidente – Francisco Espiñeira (presidente da mesa da assembleia do 9º);
Vice-Presidente – Luisa Cassiano Neves (presidente da mesa da assembleia do 6º);
Anotador – Romana Ferreirinha Marques (presidente da mesa da assembleia do 5º);
Anotador – Pilar Alvim (presidente da mesa da assembleia do 7º);
Secretário – Ana Beatriz Alves (presidente da mesa da assembleia do 8º);
O Presidente iniciou a sessão dando as boas vindas a todos os presentes. Posteriormente, deu a conhecer algumas regras já definidas para o funcionamento das assembleias:
- entradas e saídas, montagem e arrumação do ginásio;
- explicação da constituição da mesa.
Seguidamente, debateram e votaram três pontos por eles considerados como prioritários:
1º participação conjunta na montagem e arrumação das cadeiras no ginásio;
2º realização de uma campanha de limpeza no Colégio;
3º realização de uma campanha de angariação de livros para o centro de recursos.
Estes pontos foram aprovados e cada turma ficou de apresentar numa próxima assembleia estratégias para a sua implementação.
Por fim, no espaço dedicado a sugestões a debater na assembleia seguinte, foi mencionada a necessidade de reflectir sobre os períodos de estudo autónomo e a melhor maneira de o rentabilizar.
Foi com grande espanto que vimos os nossos alunos debater com grande entusiasmo, seriedade e responsabilidade os problemas que sentem como seus. Acreditamos que este é o caminho que queremos seguir na construção do nosso Colégio.
As Professoras
Clara Almeida
Madalena Raposo
--------------------------------------------------------------------------------
Colégio de Santa Maria · Rua das Praças 15/17 · 1200-765 Lisboa
Queridos amigos,
Nem sempre temos tempo para vos escrever, mas lembramo-nos sempre de vocês.
Ficamos muito felizes por todo o projecto estar a correr bem - é sempre bom sentir que podemos partilhar os nossos dons (ainda que indirectamente) com quem mais precisa. Sobretudo com crianças.
As vossas fotos estão fantásticas e dão para ter "um cheirinho" desse canto do mundo.
Um grande beijinho/ abraço, com os votos de um FELIZ NATAL e de um EXCELENTE 2008!
Inês & Aloísio
Vivendo-vos apaixonadamente e cheia de saudades...
19-12-2007
Inês: Muitos parabéns!!!!!
Espero que o teu dia de aniversário esteja a ser espectacular...Um grande beijão.
PS - Meus amigos estou cheio de saudadinhas.
Milhões de abraços e beijos
Ass: Gordo
Meninos ...
Não queria deixar de vos desejar um FeLiZ NaTaL aí no quentinho dessa terra!
Amigos, que o Novo Ano que se aproxima seja rico em novos Projectos, como um Jardim de Infância "em carne e osso" e não só no papel ... tudo de bom para vocês e para os meninos de Mumemo
Bjcas, Cristina
PARABENS pequenina. Um beijo. Maria
Enviar um comentário